GELO OU CALOR
- O Gelo atua como antiinflamatório local e analgésico, por isso quando recomendado pelo seu Quiropraxista, deve ser usado corretamente.
- O seu uso pode auxiliar no tratamento e ser fundamental para sua melhora.
- Geralmente usa-se por 10, 15 ou 20 minutos dependendo da área afetada e o limite entre uma aplicação e outra é no mínimo 2h.
- Geralmente o gelo é a escolha nas primeiras 48h após a lesão e o calor (ou terapia de contraste) nos dias que seguem. Alguns casos requerem gelo mesmo após os dois dias iniciais.
- O calor recomendado é banhos quentes, o principal objetivo é dilatar os vasos sanguíneos, aumentando o volume de sangue local e relaxando os tecidos. A escolha vai depender do tecido lesionado (músculo, tendão, ligamentos etc.) e do objetivo do Quiropraxista.
SONO
Durante o sono nossa coluna se recupera e se prepara para mais um dia. É importantíssimo que nesse período ela esteja bem acomodada, sem torções. É saudável a troca de posição durante o sono, para trocar os pontos de pressão, mas é importante não deitar de barriga para baixo.
- A posição mais adequada é de lado com um travesseiro entre as pernas, cuidar para que o travesseiro abaixo do pescoço tenha a altura adequada (a altura do ombro, 12 a 14cm geralmente resolve essa questão)
- No caso de dormir de barriga para cima, é importante usar um travesseiro pequeno na cabeça e um maior para flexionar os joelhos;
- O colchão deve ser de espuma firme para sustentar o peso do corpo, evitar colchão de molas (mesmo ensacadas) e látex.
- É recomendado dormir em média 8h por noite. Pessoas com problemas de coluna geralmente sentem mais dores quando permanecem mais tempo na cama, então o ideal é manter a rotina, mesmo nos finais de semana;
- Programe sua hora de deitar. Cerca de 1h antes, avise o corpo que ele entrará no “modo de repouso”! Desligue a televisão, o som e evite o uso de celular e jogos. Tome um banho relaxante e para dormir aquecido!
- Cuidado com ar condicionado e ventiladores, temperaturas baixas e vento direcionados ao corpo são prejudiciais para pessoas com dores crônicas.
CARREGAR PESO
- Atenção e cuidado ao pegar um objeto pesado. Sempre que possível, trazê-lo para perto do corpo.
- O agachamento é uma das opções pois as pernas devem auxiliar na força e ajudar a manter a coluna ereta. Sempre dobre os joelhos e evite curvar o tronco para frente.
- Evite torções e movimentos de “girar” enquanto estiver carregando o peso. Se o objeto for muito pesado, solicite ajuda.
- Não tente levantar sozinho objetos com mais de 25% do peso de seu corpo.
POSTURA
- No trabalho (observe a altura das mesas e cadeiras, do monitor e mouse, a distância e o ângulo do banco do carro…) os movimentos repetitivos e ainda num ângulo errado provocam desalinhamentos e lesões crônicas.
- Em casa, assistir TV na cama, afundar no sofá, passar roupa e varrer, por exemplo, podem piorar seu quadro.
- No celular, quanto mais flexionada a cabeça , mais ela ela pesa, ou seja , os músculos vão lesionar e as articulações desalinhar.
- O seu quiropraxista pode lhe orientar, pergunte qual é a melhor forma!