É uma profissão na área da saúde que dedica-se tanto ao tratamento de desalinhamentos vertebrais e problemas nas articulações em geral, quando aos efeitos provenientes de tais problemas.
O tratamento é indicado para todas as idades que queiram beneficiar-se do resultado da Quiropraxia, pois o profissional adapta o tratamento de acordo com a faixa etária e a necessidade do paciente.
O diagnóstico é feito na primeira consulta através de testes (ortopédico e neurológico) a análise minuciosa das condições do paciente. Em alguns casos, o quiropraxista solicita outros exames complementares para aprimorar a precisão do tratamento.
- Artrose/Artrite
- Bico-de-Papagaio (Osteófito)
- Bursite
- Disfunção da articulação temporomandibular
- Dor de Cabeça (Cefaléia, Enxaqueca)
- Dor Ciática (Ciatalgia)
- Dor no Pescoço (Cervicalgia)
- Dor no Meio das Costas (Dorsalgia)
- Dor no ombro, tornozelo, joelho, cotovelo, quadril
- Escoliose
- Fibromialgia
- Hérnia de Disco
- Lesão em Chicote
- Lesão por esforço repetitivo (LER/DORT)
- Lombalgia
- Sindrome do Tunel de Carpo
- Torcicolo
As causas dos sintomas podem ser diversas, entre elas, a má postura, quedas, lesões, parto, traumas, movimentos bruscos e muitos outros fatores podem gerar uma subluxação vertebral. Essas disfunções podem gerar a curto prazo, problemas musculares e vertebrais, e a longo prazo problemas degenerativos.
A Quiropraxia busca tratar a causa do sintoma, ao invés de tratar somente o sintoma. Para isso, após o diagnóstico completo, o profissional coloca em prática as técnicas adequadas para o estado atual do paciente. O ajustamento específico contribui para a diminuição da dor em poucas semanas.
Durante o tratamento, o quiropraxista irá recomendar algumas práticas, como exercícios físico, boa postura, entre outras, que contribuirão para a recuperação do paciente e agilidade no tratamento.
Muitos clientes relatam uma diminuição significativa da dor em poucas semanas, outros porém, tiveram uma recuperação um pouco mais lenta. Isso porque o tempo de recuperação leva em conta várias fatores, entre eles estilo de vida do paciente, idade, alimentação, postura, hábitos, e muitos outros.
O tratamento de Quiropraxia possui algumas contra-indicações, porém, é importante ressaltar que o método deve ser realizado por profissionais, diminuindo assim os possíveis riscos.
Em 1985 o pesquisador Daniel David Palmer começou a tratar pacientes através de manobras manuais, dando início a Quiropraxia. Atualmente, a profissão está entre as três maiores na área da saúde no mundo ocidental
A formação para exercer a Quiropraxia conta com uma especialização específica. É necessário um curso de nível superior que dura cerca de cinco anos (5000 horas), contendo métodos, ciências e prática.
As principais faculdades de Quiropraxia são localizadas em países como México, Austrália, Inglaterra, entre outros. No Brasil, contamos com duas faculdades especializadas, sendo uma delas em São Paulo e outra no Rio Grande do Sul, amos implementados em associação a Universidade de Quiropraxia dos EUA.
A Federação Mundial de Quiropraxia (World Federation of Chiropractic – WFC) é a organização filiada a Organização Mundial de Saúde (OMS) que representa a Quiropraxia internacionalmente. Atualmente, existem cerca de 90000 quiropraxistas espalhados pelo mundo, sendo 65000 destes dos Estados Unidos.
A criação da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) ajudou a desenvolver, em 1992, a Quiropraxia. A ABQ é reconhecida e filiada pela Federação Mundial de Quiropraxia e hoje possui cerca de 300 associados e 760 estudantes matriculados nas escolas.